top of page

SOBRE A SERIE "MILENAR RESISTÊNCIA"

​

Para o meu projeto de conclusão de curso pesquisei imagens históricas de mulheres feirantes do século XIX para retratar Eva Maria do Bonsucesso (escrava de ganho que 70 anos antes da abolição da escravatura conseguiu colocar na prisão um homem branco que a agrediu) numa pesquisa sobre representatividade de mulheres negras na história do Brasil.

 

No ano seguinte, participei de um residência de criação no Mercado Velho de Teresina onde entrei em contato com a tradição de raizeiras (mulheres em sua maioria que comercializam plantas, cascas, raízes e remédios naturais) dessa pesquisa que tomou forma como instalação intitulada Plantas da Memória onde trabalhei com ervas, cascas, objetos, fotografias e bordados. As cascas de árvores como aroeira e ameixa vieram a mim pela relação matriarcal da bebedeira do chá delas, cuidado ancestral uterino ensinado por minhas avós e que se expandiu no meu contato com as raizeiras.

 

Em milenar resistência retomo esses dois processos de criação, agora dialogando sobre força, prosperidade, cuidado, mulheres que carregam e perpassam o ensinamento ancestral , que é anterior ao processo de colonização . Através de
experimentos em colagem têxtil em suportes de tecido: elementos, palavras, imagens transferidas, bordados, plantas , raizes etc.
 

bottom of page